terça-feira, 11 de setembro de 2007

Bátima e a Feira da Fruta (completo)

Em meados de 1970, época em que esta "pérola" da cultura spoof apareceu, não existia uma cultura spoof. É por este motivo que a dupla que redublou este episódio da série antiga de Batman é consagrada até hoje como gênios do humor. Cheio de palavrões e xingamentos, esse vídeo de mais ou menos 20 minutos mostra o que dois adolescentes, trabalhando numa estação de TV, com equipamentos à sua disposição e bastante tempo livre, são capazes de fazer ao terem em seu poder um terrível episódio da terrível, porém marcante série do Homem Morcego.

É claro que este vídeo virou motivo de gargalhadas intermináveis, fazendo com que a fita fosse copiada e repassada de pessoa para pessoa se tornando uma febre sem tamanho, até se tornar lenda a medida que as fitas iam quebrando e sumindo.

Porém como a internet imortaliza uma série de "tranqueiras" do passado, no ano de 2005, ano de criação do Youtube.com, um grupo de estudantes que já havia fundado o website http://www.batiman.kit.net, conseguiram acesso à fita e a digitalizaram para disponibilidade de todos os internautas e a febre do "Filme do Bátima" ou "Bátima e a Feira da Fruta", como era chamado por seus criadores, voltou à tona.

A trilha do filme é apenas a música "Feira da Fruta", do Grupo Capote, banda composta por Tom Zé em meados dos anos 70. Assim como neste spoof, a música da banda tem toques muito fortes de humor.

Feira da Fruta (Parte I)


Feira da Fruta (Parte II)


Feira da Fruta (Parte III)


2 comentários:

Vinícius Andrade Pereira disse...

Victor, este post que vc apresenta, sem dúvida uma pérola, é o mais claro exemplo do que a Santaella chamaria de cultura das mídias. Ou seja, um produto típico do início das tecnologias que permitem a apropriação e a manipulação de conteúdos massivos. Esta prática explodiria, nos dias de hoje, dentro da cultura digital.

Unknown disse...

Possoal,Bom dia.

Esta estória esta quase perfeita,só preciso mudar um tópico para que ela fique perfeita. Fui eu que e meu amigo que dublamos o "batman feira da fruta".

Grande abraço
Antonio Camano
Meu e-mail antoniocamano@globo.com