quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ética Netnográfica

Ética Netnográfica
Internet: espaço de socialização
O número de blogs cresce a cada 6 meses e ½.
O brasileiro é o internauta que passa mais tempo navegando no mundo.

Blogs
Sistemas de micro conteúdo, atualizados sistematicamente, com um ou diversos autores, cuja socialização é feita a aprtir de postagens espontâneas. Podem ser:
1. diários eletrônicos;
2. Publicações informativas
Publicações mistas (tanto posts pessoais quanto posts informativos a respeito de algum tópico do gosto do autor).

Netnografia
Exploração da comunicação multimídia com a observação de crenças, práticasartefatoseconhecimentos compartilhados pelos grupos estudados através de uma imersãoprofunda
Me-to-do-lo-gi-as existentes (qualiquanti, maisqualidoquequanti) adaptadas ao meio web, ponderados seus limites e pluralidade de possibilidades.


Vantagens
Gerada por escrito e mediada por computador
Disponível publicamente
Menos subjetiva
Menos dispendiosa
Mais rápida
Facilidade de busca e coleta de dados
Amplitude de coleta e de armazenamento
Desdobramento da pesquisa

Ética:
privacidade;
confidencialidade;
apropriação de outras histórias pessoais;
consentimento informado
Apresentação dos relatórios finais ao grupo

Adriana Chammas e Filipe Agnelli
DES7A – ESPM/2007-02

Um comentário:

Vinícius Andrade Pereira disse...

Briefing do trabalho apresentado pela Adriana e Filipe.